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Concilie seu cartão de crédito

Aprenda as melhores práticas para conciliação de cartão de crédito na plataforma Kamino

 

Esse recurso está disponível nos planos CompassNorth e Track.

Compare os planos aqui.

1. Crie uma classificação para cada cartão de crédito

A primeira coisa que precisa fazer é criar uma linha no plano de Contas referente ao cartão de crédito. Isso serve para que a conciliação do cartão seja feita separada da conta corrente. 

É importante que o tipo de classificação seja selecionada corretamente como Cartão de Crédito.

2. Concilie o extrato do cartão importando um arquivo ofx, csv ou Excel

Para conciliar o cartão, você precisa ter em mãos o extrato do cartão no formato de ofx (de preferência), csv ou Excel. Esses arquivos vão ser importados para cada cartão e você poderá visualizar e conciliar cada linha do extrato, usando nossas automações!

Se for um arquivo CSV ou Excel, ele deverá ter pelo menos:

  1. Uma coluna de data (formatado como data);
  2. Uma coluna de valor (onde débitos são negativos e créditos são positivos); e
  3. Uma coluna de descrição da transação. Normalmente é o que aparece na linha do extrato e será utilizada para identificar do que se trata aquela transação.

3. Pague a fatura do cartão como uma transferência entre contas.

O pagamento da fatura do cartão de crédito consiste na saída do valor da conta corrente para a conta do cartão de crédito, onde houve os gastos e está com saldo negativo. Por isso, tratamos como uma transferência interna e não um pagamento na conta corrente.  

Caso pague o boleto da fatura pela aba de Pagamentos, ou com débito automático e necessite somente conciliar no extrato da conta corrente, recomendamos criar uma regra de extrato para lançar uma Transferência Interna, como abaixo.

Também é possível pagar o fatura diretamente na conciliação, como mostrado abaixo: