Aprenda as melhores práticas para conciliação de cartão de crédito na plataforma Kamino
1. Crie uma classificação para cada cartão de crédito
A primeira coisa que precisa fazer é criar uma linha no plano de Contas referente ao cartão de crédito. Isso serve para que a conciliação do cartão seja feita separada da conta corrente.
É importante que o tipo de classificação seja selecionada corretamente como Cartão de Crédito.
2. Concilie o extrato do cartão importando um arquivo ofx, csv ou Excel
Para conciliar o cartão, você precisa ter em mãos o extrato do cartão no formato de ofx (de preferência), csv ou Excel. Esses arquivos vão ser importados para cada cartão e você poderá visualizar e conciliar cada linha do extrato, usando nossas automações!
Se for um arquivo CSV ou Excel, ele deverá ter pelo menos:
- Uma coluna de data (formatado como data);
- Uma coluna de valor (onde débitos são negativos e créditos são positivos); e
- Uma coluna de descrição da transação. Normalmente é o que aparece na linha do extrato e será utilizada para identificar do que se trata aquela transação.
3. Pague a fatura do cartão como uma transferência entre contas.
O pagamento da fatura do cartão de crédito consiste na saída do valor da conta corrente para a conta do cartão de crédito, onde houve os gastos e está com saldo negativo. Por isso, tratamos como uma transferência interna e não um pagamento na conta corrente.
Caso pague o boleto da fatura pela aba de Pagamentos, ou com débito automático e necessite somente conciliar no extrato da conta corrente, recomendamos criar uma regra de extrato para lançar uma Transferência Interna, como abaixo.
Também é possível pagar o fatura diretamente na conciliação, como mostrado abaixo: