Emitindo uma cobrança avulsa

Saiba como emitir uma cobrança diretamente da plataforma e acompanhe os recebimentos.

Esse recurso está disponível no plano Track.

Compare os planos aqui.

Antes de emitir uma cobrança pela Kamino, verifique se todas as Configurações de cobrança foram realizadas.

A seção de cobranças permite que seus clientes sejam faturados diretamente da plataforma, sem emissão de nota fiscal (se você precisa emitir uma nota com cobrança veja o artigo Emitindo uma NFS-e). 

Cobrança via Boleto emitido através da Plataforma (conta Kamino, Cora e BS2) ou

Veja como gerar uma cobrança manualmente pela Plataforma de maneira rápida.

Cobrança via Boleto emitido via CNAB (Bancos tradicionais)

A geração da cobrança de boleto via CNAB é similar aos boletos, porém depois de criar os lançamentos na plataforma, é preciso gerar o arquivo CNAB e subir no banco desejado.

Veja o passo-a-passo:

Acesse o Dashboard de Cobranças e localize os botões no canto superior direito da tela.

Clique em CNAB > Gerar CNAB, uma tela com a prévia dos boletos pendentes será exibida:

Por padrão ela exibirá todos os boletos pendentes (que ainda não foi gerado arquivo para registrar no banco)

Você poderá filtrar por data de vencimento e Conta Bancária para gerar um arquivo somente com as contas que deseja enviar para o banco neste momento.

Ao clicar em Gerar Arquivo:

  • Os boletos ganham o status de “enviado para registro” e caso queira gerar um novo arquivo (por perda do anterior, por exemplo) basta marcar a opção “Incluir Enviados” nos filtros (alguns bancos possuem sequencia de arquivos. Nestes caso é necessário corrigir a sequência nas configurações de Integração Bancária antes de gerar novamente um arquivo já gerado anteriormente)
  • Um arquivo é baixado contendo todos os boletos com registro pendente, de todas as contas bancárias com base nos filtros selecionados. Se você filtrou uma conta bancária, o arquivo de remessa será baixado; se não, um arquivo .zip será baixado com todos os arquivos separados por pastas para cada banco.

Em posse deste(s) arquivo(s), acesse o internet banking e importe-os na área correspondente às cobranças.

Arquivo de Retorno (CNAB)

O arquivo de retorno contem três informações importantes: status de registro de boletos, tarifas e boletos pagos (com valores). Estas três informações são interpretadas pela Kamino quando você importa um arquivo.

  • As tarifas de boletos são lançadas como despesas financeiras, usando a Classificação da Despesa configurada na conta bancária.
  • O status de registro é atualizado para “registrado” no boleto. Isso fará com que, no caso de cancelamento, nós saibamos que o boleto também precisa ser cancelado.
  • As contas são baixadas com o valor pago, que pode ser maior, menor ou igual ao valor do vencimento, dependendo de regras de desconto ou juros/multa.

Ao importar o arquivo de retorno, portanto, o sistema atualizará automaticamente fluxos de caixa e DRE conforme os novos lançamentos.

Perguntas Frequentes

Se eu emitir um novo boleto, eu preciso emitir um novo arquivo de remessa?

Sim. A cada boleto emitido, é preciso efetuar um novo registro.

Se eu atualizar um boleto, eu preciso emitir um novo arquivo de remessa?

Sim. Mas algo importante é que você não precisa mais atualizar boletos: os boletos, mesmo vencidos, podem ser pagos normalmente nos bancos. Os próprios bancos já calculam os juros e a multa. Portanto, você deve atualizar o boleto apenas se alguma regra mudar – por exemplo, se você mudar a data e não quiser aplicar juros e multa, ou se mudar o valor. Neste caso, o boleto anterior será cancelado e um novo será gerado.

Boletos cancelados são incluídos na remessa?

Sim. Quando você cancela um boleto através da Plataforma Kamino, você deve gerar um novo arquivo de remessa e importá-lo no banco. Este novo arquivo enviará a instrução de baixa ao banco, garantindo que o boleto deixe de aparecer no DDA do seu cliente, por exemplo.

Estes boletos irão aparecer no DDA do meu cliente?

Sim. Todos os boletos registrados no CPF ou CNPJ do seu cliente aparecem automaticamente no DDA do seu cliente (caso ele possua este recurso, naturalmente). Você não precisa fazer “nada” além de registrar os boletos para que este processo ocorra.

Cobrança via Pix, Ted 

Como explicado no artigo Configurando as Cobranças, as formas de recebimento via Pix e Ted consiste em um template de E-mail com as informações bancárias. Portanto, o lançamento de cobranças desse tipo é o mesmo para qualquer banco, veja abaixo.