Primeiros passos na plataforma Kamino com o plano Track

Veja vídeos rápidos para te guiar nos primeiros passos com a Kamino

Esse guia de primeiros passos é para quem está começando a explorar a plataforma Kamino e está pronto para otimizar a rotina financeira!

Ao final do guia, esperamos que você consiga 

  1. Lançar e efetuar um pagamento pela Kamino
  2. Abrir o extrato e conciliar uma transação

Navegue pelo menu abaixo nos tópicos:

  1. Cadastrar Pessoas
  2. Integrar contas bancárias
  3. Lançar pagamentos
  4. Realizar pagamentos
  5. Criar e gerenciar cartões corporativos
  6. Conciliar extrato
  7. Configurar e criar cobranças
  8. Configurar e emitir nota fiscal de serviços
  9. Adicionar usuários

1. Cadastrar Pessoas

Para conseguir fazer pagamentos, cobranças ou adicionar usuários na Kamino, primeiro é preciso cadastrar essas pessoas, sendo PF ou PJ. Veja esse o vídeo curto para aprender!

Agora que já entendeu, aproveite para cadastrar os seus colaboradores, fornecedores e clientes!

Voltar para o menu


2. Integrar contas bancárias

A integração bancária permite realizar pagamentos, gerar cobranças e vincular o extrato bancário direto da plataforma Kamino. Você precisa ter em mãos os dados bancários e o login e senha do internet banking para completar a integração.

Voltar para o menu


3. Lançar pagamentos

Para um pagamento ser efetuado através da Kamino, ele precisa ser lançado antes. Isso significa que precisam ser informados o valor, a data de vencimento, a Pessoa, uma descrição e os dados de pagamento. Na Kamino, há algumas maneiras de efetuarmos esse lançamento. Comecemos pelos mais simples: lançar manualmente ou receber por e-mail.

Lançamento manual

O lançamento manual é usado quando precisa importar uma planilha de pagamentos, lançar contas mensais ou um simples pagamento avulso.

Lançamento pelo Inbox da Kamino

Voltar para o menu


4. Realizar pagamentos

Uma vez lançados, os pagamentos ficarão todos prontos para serem realizados, na página de Pagamentos. Você pode agrupar todos os pagamentos do dia, da semana ou do mês e realizar em massa, com poucos cliques!

Voltar para o menu


5. Criar e gerenciar cartões corporativos

Crie múltiplos cartões corporativos para sua empresa com limites personalizados e gestão em um só lugar!

Voltar para o menu


6. Conciliar extrato

Com os extratos vinculados, a conciliação bancária é feita em alguns cliques. Se o pagamento já estiver lançado na plataforma, aparecerá só um botão para confirmar. Se não, você pode criar um lançamento na hora! Com pagamentos feitos na conta Kamino pela plataforma, a conciliação é automática! Veja no vídeo para entender melhor.

Voltar para o menu


7. Configurar e criar cobranças

Envie e gerencie cobranças diretamente na Kamino, seja por boleto ou outros meios de pagamento. É preciso configurar alguns pontos na plataforma antes de lançar cobranças.

A configuração das cobranças facilita a gestão de inadimplência e os lançamentos na plataforma. Depois você terá oportunidade de adicionar mais recursos de cobrança e editar as configurações. Por hora, veja como fazer o básico no vídeo.

No próximo vídeo, você verá como emitir e enviar uma cobrança para um cliente, sem emitir uma NFS-e. É importante ter configurado as cobranças já (volte para saber como configurar).

Voltar para o menu


8. Configurar e emitir nota fiscal de serviços

Emita suas notas fiscais de serviço e envie para os seus clientes sem sair da plataforma Kamino. A emissão de nota fiscal requer alguns passos de configuração antes de ser realizada. Tenha em mãos: 1. Certificado digital com senha 2. Inscrição municipal 3. CNAE principal utilizado para emitir nota 4. Última nota fiscal emitida. No vídeo você verá como configurar de maneira geral e se precisar de mais informações acesse nossa página na Central de Ajuda: Configurando emissão de NFS-e

Recomendo que teste a emissão de nota fiscal após realizar a configuração. Use a última nota fiscal da sua empresa e emita uma nota idêntica pela Kamino. Veja como emitir uma nota de teste com o seguinte video.

Voltar para o menu


9. Adicionar usuários

Descentralize a operação financeira adicionando usuários com permissões definidas.

Voltar para o menu