Veja como criar regras para lançar pagamentos automaticamente, preencher informações de classificação, centro de custo e competência ou descartar boletos indevidos.
O que são as regras de lançamento
As regras de lançamento analisam e direcionam automaticamente boletos e e-mails que chegam na caixa de entrada (antigo inbox), com base nos critérios que você definir. Elas funcionam como a fórmula "se" ou "if" do excel, ou seja, quando determinado critério for atendido, a plataforma realizará uma ação específica.
Hoje as regras podem:
- Lançar pagamentos automaticamente;
- Preencher informações de classificação, centro de custo e competência;
- Mesclar boletos com pagamentos;
- Descartar boletos indevidos.
Para saber mais sobre a caixa de entrada, leia nosso guia
Como criar uma regra
Para criar e aplicar uma regra, o primeiro passo é definir quais critérios precisam ser atendidos para que uma das ações acima seja realizada. É possível criar regras utilizando um ou mais dos campos abaixo:
- Remetente do e-mail ou CNPJ;
- Valor do pagamento (acima ou abaixo);
- E-mails que reconheçamos a duplicidade.
Para isso, acesse a sua caixa de entrada:
- Clique no ícone de raio, na parte superior direita da tela;
- Clique em "criar nova regra";
- Preencha o nome da regra e defina os critérios que deseja utilizar;
- Defina a ação que a plataforma deve realizar quando esses critérios forem atendidos;
- Clique em salvar;
- Clique novamente no ícone de raio e ative a regra criada.
Como saber quais regras estão ativas
Quando uma ou mais regras estiverem ativas na caixa de entrada, o ícone de raio, localizado ao lado da busca, ficará em azul - como na imagem abaixo. Ao clicar sobre o ícone, uma lista com as regras criadas e seu status (ativa ou inativa) aparecerá.
Como desativar uma regra
- Acesse sua caixa de entrada (pagamentos > caixa de entrada);
- Clique no ícone de raio, na parte superior direita da tela;
- Clique no botão que aparece ao lado esquerdo do nome da regra.
Como excluir ou editar uma regra
- Acesse sua caixa de entrada (pagamentos > caixa de entrada);
- Clique no ícone de raio, na parte superior direita da tela;
- Clique nos três pontos que estão do lado direito da regra;
- Selecione a opção que deseja e siga o passo a passo descrito na tela.