Como Criar Regras de Lançamento

Veja como criar regras para lançar pagamentos automaticamente, preencher informações de classificação, centro de custo e competência ou descartar boletos indevidos.

O que são as regras de lançamento

As regras de lançamento analisam e direcionam automaticamente boletos e e-mails que chegam na caixa de entrada (antigo inbox), com base nos critérios que você definir. Elas funcionam como a fórmula "se" ou "if" do excel, ou seja, quando determinado critério for atendido, a plataforma realizará uma ação específica. 

Hoje as regras podem:

  • Lançar pagamentos automaticamente;
  • Preencher informações de classificação, centro de custo e competência;
  • Mesclar boletos com pagamentos;
  • Descartar boletos indevidos. 

Para saber mais sobre a caixa de entrada, leia nosso guia

Como criar uma regra

Para criar e aplicar uma regra, o primeiro passo é definir quais critérios precisam ser atendidos para que uma das ações acima seja realizada.  É possível criar regras utilizando um ou mais dos campos abaixo: 

  • Remetente do e-mail ou CNPJ;
  • Valor do pagamento (acima ou abaixo); 
  • E-mails que reconheçamos a duplicidade.

Para isso, acesse a sua caixa de entrada:

  1. Clique no ícone de raio, na parte superior direita da tela;
  2. Clique em "criar nova regra";
  3. Preencha o nome da regra e defina os critérios que deseja utilizar;
  4. Defina a ação que a plataforma deve realizar quando esses critérios forem atendidos;
  5. Clique em salvar;
  6. Clique novamente no ícone de raio e ative a regra criada. 

Como saber quais regras estão ativas

Quando uma ou mais regras estiverem ativas na caixa de entrada, o ícone de raio, localizado ao lado da busca, ficará em azul - como na imagem abaixo. Ao clicar sobre o ícone, uma lista com as regras criadas e seu status (ativa ou inativa) aparecerá.

Como desativar uma regra

  1. Acesse sua caixa de entrada (pagamentos > caixa de entrada);
  2. Clique no ícone de raio, na parte superior direita da tela;
  3. Clique no botão que aparece ao lado esquerdo do nome da regra.

Como excluir ou editar uma regra 

  1. Acesse sua caixa de entrada (pagamentos > caixa de entrada);
  2. Clique no ícone de raio, na parte superior direita da tela;
  3. Clique nos três pontos que estão do lado direito da regra;
  4. Selecione a opção que deseja e siga o passo a passo descrito na tela.