Caixa de Entrada (antigo inbox)

Nossa caixa de entrada centraliza todos os pagamentos recebidos via e-mail e DDA. Entenda como ela funciona e como configurá-la.


O que cobrimos neste artigo

 

1. O que é a Caixa de Entrada

2. Principais Funcionalidades

2.1 Captura de Boletos

2.2 Mesclagem de Itens de Pagamentos

2.3 Regras de Lançamentos

 


1. O que é a caixa de entrada

A caixa de entrada captura automaticamente todos os boletos emitidos contra seu CNPJ, extrai as principais informações e dados do pagamento e cria um registro para cada boleto. 

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A caixa de entrada reduz em até 80% o trabalho manual da captura de pagamentos, além de reduzir erros de digitação, minimizar o risco de fraudes e evitar lançamentos duplicados.

Essa funcionalidade é ideal para centralizar pagamentos pontuais, no caso de pagamentos recorrentes, recomendamos o usa da função "ordem de compra". Saiba mais sobre essa função neste artigo


2. Principais funcionalidades

2.1 Captura de boletos

A plataforma captura boletos de duas formas:

  1. DDA: a plataforma é atualizada de hora em hora com os boletos emitidos contra seu CNPJ;
  2. E-mail: seus fornecedores enviam pagamentos diretamente para a plataforma por meio de um endereço de e-mail personalizado.

Para ativar o recurso de DDA na sua conta, siga este passo a passo

Para receber pagamentos via e-mail, leia este artigo

Assim que um boleto é capturado, a plataforma interpreta suas informações e lança um novo pagamento, preenchendo automaticamente os seguintes dados: linha digitável, valor, data de vencimento e remetente.

Anexos enviados com o e-mail, como nota fiscal e o próprio corpo do e-mail, também são registrados e classificados automaticamente.

Para acessar essas informações, basta clicar no registro que deseja visualizar:

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Os registros são organizados em três abas:

Aba O que contém
Entrada
  • DDA
  • E-mails personalizados com boleto(s)  anexado(s)
Não Identificado
  • E-mails recebidos sem um boleto anexado

Arquivo 

  • Boletos ou e-mails cadastrados como spam;
  • Boletos ou e-mails já lançados;
  • Boletos ou e-mails duplicados.

 

A situação de cada registro é atualizado em tempo real, com base nas movimentações que você realizar:

Situação

O que significa

Lançado

O pagamento identificado no item (e-mail ou DDA) já foi lançado na central de pagamentos 

Mesclado

As informações do item foram mescladas a um pagamento previamente lançado na central

Pago

O pagamento lançado a partir do item já foi liquidado junto ao banco

Pendente

O item da caixa de entrada aguarda uma ação do usuário: lançar, mesclar ou arquivar

Duplicidade

A plataforma identificou um pagamento lançado na central (pago ou não) com o mesmo boleto 

Spam

O remetente do item foi registrado previamente na lista de spam

 

É possível filtrar os pagamentos da sua caixa de entrada por:

  • Data de vencimento: data em que o boleto vence;
  • Data de recebimento: data em que o item foi recebido na caixa de entrada;
  • Origem: DDA ou e-mail;
  • Outras informações: nome, CPF ou CNPJ da pessoa beneficiária e texto do assunto (para e-mails). 

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2.2 Mesclagem de itens a pagamentos

Caso receba um item cujo pagamento já tenha sido lançado anteriormente, você poderá mesclar as informações de ambos os registros, como dados do boleto e anexos.

Essa função é especialmente útil para atualizar o registo de pagamentos provisionados, uma vez que, assim que o boleto referente àquele registro for identificado via e-mail ou DDA, é possível fazer a mescla entre os dois, transformando a provisão em um pagamento pendente e apto para enviar ao banco. 

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Saiba como utilizar a mesclagem neste passo a passo  ➜

2.3 Regras de lançamento

Para tornar o processo de análise de pagamentos ainda mais ágil, você pode utilizar nossas regras de lançamento. Com elas, você consegue:

  • Lançar pagamentos automaticamente;
  • Preencher informações de classificação, centro de custo e competência; 
  • Descartar boletos indevidos.

rules-popupPara criar uma regra, basta definir quais critérios precisam ser atendidos para que uma das ações acima seja realizada. É possível criar regras utilizando os seguintes campos: 

  • Remetente do e-mail ou CNPJ;
  • Valor do pagamento; 
  • E-mails cuja duplicidade foi reconhecida.