Integração com bancos tradicionais

Saiba como cadastrar uma conta bancária dos bancos tradicionais e configurar pagamentos e emissão de boletos via CNAB e vincular o extrato automático!

Esse recurso está disponível nos planos North e Track.

Compare os planos aqui.

Cadastrando as contas bancárias

O cadastro das contas bancárias na Kamino é fundamental para operar as movimentações financeiras a partir dessas contas. No caso da conta Kamino, Cora e BS2, clique no links referenciados para ver como configurar.

Para os bancos tradicionais, a Kamino possui integração em alguns níveis: 

  • Pagamentos via CNAB
  • Cobranças (Boleto) via CNAB
  • Vínculo de extrato automático

O primeiro para adicionar uma nova conta bancária é criando uma integração bancária. Para isso, siga o passo-a-passo:

Continue nos próximos tópicos para completar a configuração de pagamentos e emissões de boletos via CNAB e vínculos do extrato automático.

Não é possível efetuar pagamentos com PIX da plataforma Kamino das contas bancárias de outros bancos, ou seja, que não são da conta Kamino. Selecione o Envio preferencial para PIX/TED.

Envio preferencial para PIX/TED

Para as contas de outros bancos há duas opções de mudar o comportamento que a plataforma adota para pagamentos de TED e PIX, como abaixo:

Opção 1: Não enviar pagamentos definidos com Pix

Para pagamentos marcados como PIX, não será efetuado nenhuma tentativa de pagamento. Os mesmos se manterão como pendentes e será necessário efetuar o PIX fora da plataforma Kamino.

Opção 2: Enviar sempre via TED

Para pagamentos marcados como PIX, a Kamino irá efetuar uma TED para os dados de agencia e conta cadastrados.

Configurando Pagamentos via CNAB

Para pagamentos integrados, o Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil possuem integração via CNAB. Isso permite que pagamentos em lote sejam feitos. Para isso, será preciso gerar o CNAB na plataforma, enviar para o internet banking, e depois importar o retorno. 

  1. Primeiro, acesse o número de convênio para o CNAB de pagamentos. É importante lembrar que há CNAB de cobrança também, e são coisas diferentes.

  2. Com os dados em mãos, siga o passo-a-passo

O Itaú dispensa este número (usar a própria conta, sem o dígito), mas ele não dispensa a necessidade de ativação do produto pelo gerente da conta.

Para operar arquivos CNAB com o Santander, é preciso que o convênio esteja ativo! Lembre-se de entrar em contato com seu gerente e pedir pela opção de remessa de pagamentos via arquivo/CNAB

Configurando a emissão de boletos via CNAB

Os seguintes bancos (e carteiras) são suportados atualmente para emitir boletos:

  • Bradesco (237) – Carteira 09 (CNAB 400)
  • Itaú (341) – Carteira 109 e 112 (CNAB 400)
  • Santander (033) – Carteira 101 (CNAB 240)
  • Banco do Brasil (001) – Carteira 17 (variações 019 027) (CNAB 240)

Para configurar emissão de boleto via CNAB siga o passo-a-passo:

Vinculando a importação de extrato automática

Os bancos tradicionais: Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Inter, Sicredi e Sicoob possuem uma integração bancária para automatizar a importação de extrato, sem precisar importar arquivos na plataforma. Para realizar a conexão, siga o passo-a-passo abaixo:

 
Desfazer/refazer vínculo

O vínculo deve ser desfeito somente se não deseja utilizar mais. Se houver algum problema com o funcionamento da integração de extrato, contacte o suporte da Kamino.

 

Envio preferencial para PIX/TED

Para as contas Kamino há uma opção de mudar o comportamento que a plataforma adota para pagamentos de TED e PIX, como abaixo:

Opção 1: Enviar conforme meio definido no cadastro do pagamento

Todos os pagamentos serão efetuados de acordo com o meio de pagamento cadastrado no pagamento.

Opção 2: Enviar sempre via Pix

Todo pagamento dos tipos TED e PIX serão efetuados via Pix. Caso o meio de pagamento for TED, a Kamino irá efetuar um PIX para a chave cadastrada na Pessoa ou um PIX para os dados de agencia e conta caso não tenha nenhuma chave cadastrada.