Configurando as Cobranças

Aprenda a configurar a plataforma para emitir cobranças avulsas e recorrentes.

Esse recurso está disponível no plano Track.

Compare os planos aqui.

Antes de emitir uma cobrança, você precisa configurar alguns parâmetros da plataforma para agilizar a emissão: Réguas de cobrança, Formas de Recebimento, Condições de Pagamento.

Régua de cobrança

A Régua de cobranças é um recurso para facilitar a comunicação com clientes como cobranças em aberto. Simplificando, é uma régua de emails configurada a partir de dias antes ou depois do vencimento. Quando a cobrança é paga, não será mais enviados emails da régua de cobrança.  Veja como configurar abaixo:

Formas de Recebimento

É necessário criar quais formas de recebimento vão ser emitidas as cobranças pela Kamino. Cada forma de recebimento terá configurada:

- Meio de pagamento

- Multas e Juros

- Régua de cobrança

- Negativação opcional e prazo para negativação.

Recebimento via Pix ou Transferências

Para recebimentos via Pix ou Transferências, será criado um template de e-mail com os dados de pagamento. Veja como no passo-a-passo.

Recebimento via boleto 

A emissão de boleto exige a Integração bancária configurada. Caso não tiver a integração feita ainda, visite as páginas abaixo realizar:

Para criar uma nova forma de recebimento via boleto, siga o passo-a-passo abaixo:


Saiba como personalizar o e-mail de cobrança de boleto no artigo Personalize o e-mail de cobrança emitido da Kamino.

Condições de Pagamento

As condições de pagamento da Kamino é uma das ferramentas versáteis facilitam a geração de diferentes cobranças pela Plataforma. Elas são usadas no faturamento de contratos e/ou notas fiscais avulsas, e garantem que todas as condições possíveis sejam previstas. O ambiente é criado com algumas condições padrões (e editáveis), ou você poderá criar um nova. Veja como abaixo:

Algumas situações podem exigir que os percentuais não somem 100%. Se você quer desconsiderar uma taxa do cartão, por exemplo, você pode usar este campo deixando a condição de pagamento como 97%, ao invés de 100%. Analogamente, uma condição de inclusão de um valor adicional por ser usada, fazendo com que a parcela seja 110% do valor faturado (por exemplo).

Por isso, o sistema não restringe o percentual a somar 100%. Cuidado com isso! 🙂